segunda-feira, 23 de abril de 2012

Piada com o sofrimentos do outro, isso é certo?


            Brincar ou mesmo rir do outro de certa maneira é normal. Rir de um tombo, de uma topada (como falamos aqui na região) e ate mesmo de uma gafe. Faz parte do ser humano brincar (brasileiro principalmente) com coisas que não deveria virar piada, tipo o descaso da saúde publica, a política. Isso é bastante comum no nosso país, porém há casos de tragédias que não deveria ser motivos de piadas e risos.

            Em 2010 Pernambuco e Alagoas e outros estados do Nordeste, sofreram com as enchentes que causou muitas mordes e deixou milhares de pessoas sem ter onde residir. Uma tragédia que virou motivo de piada e brincadeiras por partes de algumas pessoas, nas redes sociais. Em 2011 o Rio de Janeiro também sofreu com as forças da água, porém o número de mortes chegou a quase 1000. Também foi motivo de piada.

            Agora estamos passando por um acontecimento de extremo horror em Garanhuns-PE. Só para lembrar: Um trio (um homens e duas mulheres) sequestravam moças e logo depois de mata-las, o trio alimentar-se de sua carne. Mas o que esta servindo de brincadeira é motivo que: Um das mulheres vendiam coxinhas e empadas com o recheio da carne das vítimas.

            Muitos comentários maldosos estão sendo feitos na cidade alguns do tipo: “vamos comer coxinha de gente”, “tem empada de gente”. E não ficam só nas ruas da cidade, sites estão fazendo também charges maldosas com este assunto.

            Em fim, cada comentário que se faz a respeito deste assunto, está ferindo os sentimentos das famílias das vítimas. Porém o Brasil é um país livre onde todos podem falar o que quiser, deste que tome a responsabilidade do que esta falando, mas nós como cidadãos também podemos escolher o que devemos escutar, e se nós optar a não compartilhar com esse tipo de brincadeira, logo ira se acabar, e assim vamos respeitar o sofrimento das famílias das moças cruelmente mortas.
             


domingo, 1 de abril de 2012

Ditadura Militar: Um Mal Necessário para a História do Brasil.

“Na historiografia de muitos episódios, o retrato de vitimas frequentemente se confunde com o de heróis. Se um personagem foi vitima de atos horríveis, fica muito mais fácil enquadrá-lo como um grande homem... Dependendo de quando sofrimento o personagem passou, a memória coletiva apaga até mesmo bobagens e atos perversos que ele cometeu”  (NARLOCH, Leandro. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil. p. 31)

                        Hoje estamos completando 48 anos do golpe militar brasileiro, que duraram 21 anos e ficou conhecido como período da Ditadura Militar. Porém não quero contar essa história pelo o lado dos que foram torturados ou ate mesmo mortos pelo o regime, e sim, conta essa história pelo o lado positivo, que foi de extrema importância para o Brasil ser hoje o que ele é.
                                  
“Hoje, é politicamente incorreto lembrar que os guerrilheiros comunistas estavam estupidamente errados e eram tão violentos e autoritários quanto os militares. Por sorte, não é preciso defender torturas e assassinatos políticos para lembrar algumas verdades sobre a luta armada no Brasil. (NARLOCH, Leandro. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil. p. 314)

            Não quero defender que as torturas ou as mortes ocorridas estão certas, mas quero mostrar que os guerrilheiros comunistas já tinham planos de tornar o Brasil uma Segunda Cuba, antes mesmo do golpe ocorrer. “Em 1959, quando Fidel Castro chegou ao poder em Cuba, mostrou ao mundo que era possível vencer os governos de direita por meio de uma guerrilha pequena e organizada.”(Idem)

            Em 1964 o mundo passada pela a guerra fria um guerra que não teve combates militares e sim uma guerra para ver quem era a maior potencia mundial da época, essa disputa foram protagonizada pelos EUA e a URSS. Era o que muitos historiadores defende que foi uma guerra entre o Capitalismos dos EUA e o Socialismo da URSS.
            Como tinha ocorrido em Cuba, Fidel Castro tornou o país  socialista. No Brasil a guerrilha e ate mesmo alguns políticos de esquerda como: Francisco Julião (Pernambucano), Leonel Brizola e o próprio presidente da época João Goulat, tinham planos de tornar um país socialista.

            O povo apoiado pelo a igreja católica que também era contra ao comunismo, organizaram passeadas contra o governo de João Gorlat, o próprio governo dos Estados Unidos, mandou recursos para os militares se apossar do poder político no Brasil.

            Por tanto, não estou aqui para defender a Ditadura Militar depois de 1968, (depois deste ano foi emplacado o Ato Institucional Número 5). Porem de 1964 a 1968 foi necessário para o Brasil se tornar o que é hoje. Caso o Golpe não estivesse ocorrido, hoje nós poderíamos ter uma economia baixa, a igreja católica ou mesmo evangélicas não teriam tantos adeptos e o principal, sua liberdade de expressão não era possível. (Eu estaria preso agora, depois desta publicação).

Fonte de Pesquisa.

              NARLOCH, Leandro. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

             Sites sobre o Assunto.