domingo, 1 de abril de 2012

Ditadura Militar: Um Mal Necessário para a História do Brasil.

“Na historiografia de muitos episódios, o retrato de vitimas frequentemente se confunde com o de heróis. Se um personagem foi vitima de atos horríveis, fica muito mais fácil enquadrá-lo como um grande homem... Dependendo de quando sofrimento o personagem passou, a memória coletiva apaga até mesmo bobagens e atos perversos que ele cometeu”  (NARLOCH, Leandro. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil. p. 31)

                        Hoje estamos completando 48 anos do golpe militar brasileiro, que duraram 21 anos e ficou conhecido como período da Ditadura Militar. Porém não quero contar essa história pelo o lado dos que foram torturados ou ate mesmo mortos pelo o regime, e sim, conta essa história pelo o lado positivo, que foi de extrema importância para o Brasil ser hoje o que ele é.
                                  
“Hoje, é politicamente incorreto lembrar que os guerrilheiros comunistas estavam estupidamente errados e eram tão violentos e autoritários quanto os militares. Por sorte, não é preciso defender torturas e assassinatos políticos para lembrar algumas verdades sobre a luta armada no Brasil. (NARLOCH, Leandro. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil. p. 314)

            Não quero defender que as torturas ou as mortes ocorridas estão certas, mas quero mostrar que os guerrilheiros comunistas já tinham planos de tornar o Brasil uma Segunda Cuba, antes mesmo do golpe ocorrer. “Em 1959, quando Fidel Castro chegou ao poder em Cuba, mostrou ao mundo que era possível vencer os governos de direita por meio de uma guerrilha pequena e organizada.”(Idem)

            Em 1964 o mundo passada pela a guerra fria um guerra que não teve combates militares e sim uma guerra para ver quem era a maior potencia mundial da época, essa disputa foram protagonizada pelos EUA e a URSS. Era o que muitos historiadores defende que foi uma guerra entre o Capitalismos dos EUA e o Socialismo da URSS.
            Como tinha ocorrido em Cuba, Fidel Castro tornou o país  socialista. No Brasil a guerrilha e ate mesmo alguns políticos de esquerda como: Francisco Julião (Pernambucano), Leonel Brizola e o próprio presidente da época João Goulat, tinham planos de tornar um país socialista.

            O povo apoiado pelo a igreja católica que também era contra ao comunismo, organizaram passeadas contra o governo de João Gorlat, o próprio governo dos Estados Unidos, mandou recursos para os militares se apossar do poder político no Brasil.

            Por tanto, não estou aqui para defender a Ditadura Militar depois de 1968, (depois deste ano foi emplacado o Ato Institucional Número 5). Porem de 1964 a 1968 foi necessário para o Brasil se tornar o que é hoje. Caso o Golpe não estivesse ocorrido, hoje nós poderíamos ter uma economia baixa, a igreja católica ou mesmo evangélicas não teriam tantos adeptos e o principal, sua liberdade de expressão não era possível. (Eu estaria preso agora, depois desta publicação).

Fonte de Pesquisa.

              NARLOCH, Leandro. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

             Sites sobre o Assunto.

15 comentários:

  1. adoro ler suas publicações são realmente formadoras de opiniões e sintetiza em poucas palavras assuntos q as vezes é tão interessante mas passa despercebido ao nossos olhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito agradecido por sua opinião... é por opiniões desta que eu sou motivado a escrever cada vez mais.

      Excluir
  2. gostei. O contragolpe militar teve apoio da maioria esmagadora da população. Concordo q foi necessário

    ResponderExcluir
  3. Seus argumentos são válidos, até concordo. Mas seu texto precisa de uma revisão! Abrços.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse artigo, especialmente em meio a uma realidade em que o campo das letras e das comunicações em geral estão dominados pelo pensamento do ranço esquerdista.

    ResponderExcluir
  5. Simplista um tanto tendencioso (além dos problemas com a escrita). Mas é válido mostrar que há diversidade analítica. É só o que se pode tirar de bom ao tomar NARLOCH como referência. Não estou negando o ponto do qual parte a análise (a violência das esquerdas), mas a seriedade da pesquisa desse autor. Sugiro que você busque outras fontes, para seu próprio enriquecimento teórico e metodológico. Duvide e questione tudo o que lê. Tente, por exemplo: SALES, Rodrigues Jean. A Luta Armada contra a ditadura militar: A esquerda brasileira e a influência da revolução cubana.SP: Ed. Perseu Abramo, 2007.

    ResponderExcluir
  6. Gostei... Nunca tinha pensado a Ditadura Militar dessa maneira. E, apesar de um tanto chocante para mim, que tinha uma velha ideia sobre o assunto (ideia esta, que achava deveras correta), concordo com tal ponto de vista.

    ResponderExcluir
  7. a situação que o brasil passa hoje, com tanta violência falta de respeito com os professores, falta de respeito as leis,menores de idade comentendo crimes horrives, eu particularmente gostaria que retornasse os militares Ao poder. chega de PT, CHEGA DE dilma e lula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente a sua colocação, e vc não o único que pensa assim amigo!

      Excluir
  8. Na verdade não houve golpe e sim contra-golpe,pois os românticos comunistas estavam á um passo de implantar o comunismo no Brasil,fomos salvos pelos Generais,saudosos Generais.

    ResponderExcluir
  9. um dia a populacao do brasil vai acorda e ficar sabendo que o pt nao presta

    ResponderExcluir
  10. existe dois fatos completamente distintos e de muita importância:
    - o primeiro é que, se nós estivéssemos debaixo dos poderes políticos da época da "ditadura militar", você não seria preso e teria total liberdade de escrever tudo isso porque esse teu blog não tem a mínima importância e todos aqui perderam tempo lendo essa publicação ridícula, assim como eu. Você não sabe do que está falando, o Brasil tem mesmo é que agradecer por ter passado por uma época de crescimento e de ordem que foi a da ditadura. Portos, aeroportos, rodovias, escolas, ensino superior, mestrados, doutorados, hospitais, a época da ditadura foi um dos momentos de maior crescimento da história do Brasil. O país estava entre as dez maiores potências econômicas do mundo, e você aí que escreveu essa barbaridade tem coragem de me dizer que o que nós vivemos hoje é resultado da ditadura? esse caos é resultado do golpe que a ditadura levou desse governo sem ideologia nenhuma, ineficaz e sem domínio que nós temos. E você não estaria preso porque escreveu isso, mas sim pela forma como escreveu. Merecia estar preso. E isso é o que me leva para o outro fato.
    - Pode ficar tranquilo porque você não estaria preso nem pelo o que escreveu e nem pela forma como escreveu. Sabe por que? porque teríamos escolas de uma qualidade incomparável com a dessas que temos hoje.

    Nós devemos agradecer e defender a ditadura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não consigo compreender sua publicação.
      No meu texto eu coloco a ditadura militar como algo "bom" entre os anos de 1964 a 1968. Eu pensei no meu texto, colocar justamente o lado dos "bandidos" como a historia trata os coronéis e militares dessas época, porém eu tenho a consciência que não foi assim. Muitos recursos foram mandados para o Brasil nessa época, assim como vc citou, poderíamos ter escolas melhores (assim eu ia escrever melhor), Mas assim como minha opinião e a sua, existem vários modos de olhar essa época, por isso eu não critico a Ditadura Militar Brasileira, foi um período que o nosso país deveria passar, o que eu critico são as mortes causadas por "AI5", pois eu dou muito valor a vida Humana.


      “Não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o direito de o dizeres” (idealista iluminista Voltaire)

      Excluir