sexta-feira, 4 de maio de 2012

Diógenes o filosofo da pobreza, mas feliz.



                                 “Os piores escravos são aqueles que estão servindo constantemente as suas paixões” (Diógenes de Sínope. 404 ou 412 a.C) 


             Servir as sua paixões, esse dever um grande defeito da humanidade. Diógenes deixou sua riqueza para viver nas ruas com apenas uma muda de roupa, sua casa passou a ser um barril , onde ele morava e escrevia seus pensamentos. 

           Diógenes foi o mais importante dos Cínicos, que diziam que a verdadeira felicidade “não depende de fatores externos como o luxo”... Justamente porque a felicidade não estar nas coisas que se podem comprar, todos podem alcança-la. 

           “Conta-se que um dia estava sentado ao sol junto do seu barril, recebeu a visita de Alexandre Magno, Alexandre aproximou-se e perguntou-lhe se ele tinha algum desejo e disse-lhe que, caso tivesse, seu desejo seria imediatamente satisfeito. Diógenes respondeu: “Sim, desejo que te afastes da frente do meu Sol””. 

          Pode ate parece uma visão contra ao capitalismo, ou uma visão a favor de que se conforme com o que você tem. Mas de uma coisa Diógenes esta correto, é que as coisas matérias não vão defini sua felicidade. Porém eu lhe pergunto caro leitor como um pai de família fica feliz ao ver faltando comida na mesa para os seus filhos, ou ter que praticamente se humilhar para consegui um exame ou um tratamento médico pelo o SUS? 

Todas as Referencias retirei do livro: O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder

Um comentário:

  1. Muito bem falado, mas eu lhe digo , não se pode comparar os pensamentos sem levr em conta as épocas, e varios fatores que influenciam, o mundo evoluiu de alguma forma, as pessoas evoluiram tambem de alguma forma, não digo todas as coisas ou pessoas, mas boa parte , então hoje não da pra viver dessa forma mesmo, a não ser que você seje sem filhos, e more em um lugar que não tenha transito, ou muitos carros, e tenha pessoas que lhe dão um prato de comida por dia, tem que olhar por este angulo tambem, não se pode comparar os pensamentos de antes sem olhar todas as coisas eternas que influenciam.

    ResponderExcluir