sábado, 24 de setembro de 2011

Grandes Filósofos. Demócrito e sua Teoria Atónica

Demócrito (a.C. 460-370 a.C.) é um dos últimos filósofos da Natureza. Sua busca para explicar o surgimento das coisas (animais, plantas e Homem), se baseou que tudo que existe é composto por átomos. “Ele presumiu, então que todas as coisas eram constituídas por uma infinidade de pedrinhas minúsculas(...) As pedrinhas... tinham que ser eternas” (Jostein Gaarder - Mundo de Sofia p.57).

Essas pedrinhas que depois foi chamado de átomos tinham varias formas, para assim elas ficarem sempre se juntando a outras, pois guando o corpo onde esta sendo utilizado aquele átomo morre os átomos são liberados para dá forma as mais variáveis criaturas do mundo. Esses átomos para Demócrito são eternos, então com isso pode ser que seus cabelos um dia já foram os dedos de um dinossauro.

Hoje em dia podemos ver que a teoria dos átomos de Demócrito esta quase certa, pois a natureza é composta por diferentes átomos.

“Demócrito não acreditava numa “força” ou numa “inteligência” que pudessem intervir nos processos naturais” (Mundo de Sofia. P. 59). Isso levou-lhe a não acreditar em uma alma imortal. Pois a consciência quando deixa de funcionar a alma não existe mais pois uma esta ligado a o outro.

3 comentários:

  1. A ideia de átomo (não divisível) foi sendo modificada ao longo das épocas com seus modelos, mas não perdeu a essência dos pensamentos destes grandes filósofos que sem recurso algum já tratavam de um assunto tão minucioso.

    ResponderExcluir
  2. A teoria de Demócrito em relação ao átomo,é sem dúvida-interessante.
    A ideia de que tudo que somos,e temos é composto por átomos é basicamente espetacular.
    Principalmente quando sabemos que essa teoria vem de épocas,em que o conhecimento era a base,de todos comportamentos.

    ResponderExcluir
  3. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir