sábado, 24 de setembro de 2011

Grandes Filósofos. Demócrito e sua Teoria Atónica

Demócrito (a.C. 460-370 a.C.) é um dos últimos filósofos da Natureza. Sua busca para explicar o surgimento das coisas (animais, plantas e Homem), se baseou que tudo que existe é composto por átomos. “Ele presumiu, então que todas as coisas eram constituídas por uma infinidade de pedrinhas minúsculas(...) As pedrinhas... tinham que ser eternas” (Jostein Gaarder - Mundo de Sofia p.57).

Essas pedrinhas que depois foi chamado de átomos tinham varias formas, para assim elas ficarem sempre se juntando a outras, pois guando o corpo onde esta sendo utilizado aquele átomo morre os átomos são liberados para dá forma as mais variáveis criaturas do mundo. Esses átomos para Demócrito são eternos, então com isso pode ser que seus cabelos um dia já foram os dedos de um dinossauro.

Hoje em dia podemos ver que a teoria dos átomos de Demócrito esta quase certa, pois a natureza é composta por diferentes átomos.

“Demócrito não acreditava numa “força” ou numa “inteligência” que pudessem intervir nos processos naturais” (Mundo de Sofia. P. 59). Isso levou-lhe a não acreditar em uma alma imortal. Pois a consciência quando deixa de funcionar a alma não existe mais pois uma esta ligado a o outro.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vc tb, ja tc assim?




Nos dias atuais estamos cada vez mais conectados a rede mundial de computadores, com isso as expressões usadas neste mundo ficam cada vez mais comuns no nosso dia a dia. Mas, fica uma pergunta no ar, será que esse Intenetês, assim chamado nova forma de abreviar as palavras, pode atrapalhar a escrita dos jovens na escola, local onde é exigida uma escrita formal da Língua Portuguesa?



Levamos em consideração que a essa moderna maneira de se expressar já esta presente no Brasil a mais de oito anos, e não está sendo usado nas salas de aulas, como é que vamos ter essa preocupação em se tornar uma escrita normal no dia a dia? Essa escrita é usada para interagir apenas pela a web, uma vez que essa demanda globalização, e como globalização denota uma forma rápida, prática de agir sobre as coisas, é evidente que fique mais fácil a compreensão de ambos os indivíduos.



Pesquisas recentes mostraram que jovens usuários de internet sabem diferenciar à hora de escrever formalmente a Língua Portuguesa do jeito Internetês de usá-la na web, o que se pode dizer que nunca levam a escritas com palavras abreviadas para a sala de aula.



O internetês é assim, um aliado na comunicação para que todas as classes sociais possam interagir usando um mesmo tipo de prática, pois, é uma forma rápida de passar a mensagem da mesma forma que a tradicional (escrita formal).



Entretanto, percebe-se uma frequente utilização dialógica nas salas de aula, os chamados vícios de linguagens. E, esses devem sim ser um problema a ser tratado na sala de aula, pois na vida temos que se comunicar usando a fala, e muitas vezes são as conversas que vão nos levar para um bom crescimento tanto pessoal como profissional.



Futuramente pode ser que o Internetês possa tornar a comunicação mais eficiente fora da web, entretanto, acredita-se que dentro do ambiente escolar e em documentos formais ele não será permitido, uma vez que temos uma forma convencional de usar língua, a chama Norma Padrão.



Portanto, temos que aprender a conviver com essa nova forma de escrita, que facilita a comunicação não formal, sabendo que se tratando de escrita, existe uma maneira formal de escrever a língua. No entanto, Infelizmente ainda temos indivíduos que dizem, com uma extrema falta de conhecimento sobre o Internetês, que essa forma de comunicação é um “desrespeito a língua portuguesa”. Todavia, pergunto: não seria mais desrespeito condenar uma forma de escrita que tem uma interação rápida pela a web e aproxima várias pessoas de diferentes culturas?



Autor: Robson Pierry.

Este foi um trabalho realizado para fins avaliativo do Curso de História na UPE-Garanhuns

sábado, 10 de setembro de 2011

11 de setembro de 2001: O homem que mudou a historia

Grandes nomes como: Alexandre O grande, Napoleão Bonaparte, Adolf Hitler e outros que deixaram seus nomes na história, mas nem um desses marcou a história em 24 horas como Bin Laden.

No dia 11 de setembro de 2001 Bin Laden, ordenar os atendados terroristas aos Estados Unidos da América, Nesse dia ele colocou seu nome na história mundial.

Bin Laden conseguiu ferir o orgulho americano, orgulho de ser a maior potencia mundial, de ser uma sociedade perfeita, de sempre estarem com a razão; em fim Bin Laden no dia 11 de setembro de 2001 mostrou que apesar de todo esse orgulho, eles são gente como o resto do mundo, mostrou a eles o que o medo de não ter segurança, o medo de morrer sem ter culpa de nada. Os EUA provaram depois desse dia o medo que tanto provocaram em outras nações.

Após os Atentados Terroristas de 11 de setembro, os EUA mudaram a vida de pessoas no Afeganistão e Iraque com as invasões e pela a guerra.

O grande defeito dos americanos é o chamado Etnocentrismo, “é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.” (O que é Etnocentrismo", Everardo Rocha, Ed. Brasiliense, 1984). Querer que as outras sociedades sigam o modelo americano de vida.

Tenho a consciência que os atentados que matam mais de 2000 pessoas é um crime contra a humanidade, mas sou contra a discriminação que sofrem os mulçumanos nas Américas, sou contra o governo dos EUA a querer impor sou sociedades a outros pela a forma de violência.





Referencias Bibliográficas