quarta-feira, 8 de junho de 2011


                No Próximo Sábado dia 11 de 2011, Capoeiras comemora a festa de Frei Damião
Uma iniciativa de Monsenhor Geraldo e de todos os paroquianos de São José.

                Então vamos conhecer um pouco da historia de vida de Frei Damião, esse santo Nordestino, que faz parte das HISTORIAS DO MUNDO.

               Frei  Damião de Bozanno nasceu em 5 de Novembro de 1898, filho de camponeses do norte da Itália, recebeu o nome de batismo de Pio Giammotti.  

               Aos 12 anos inicia sua vida religiosa na escola Seráfica de Camigliano em 1910. seguiu a inclinação natural que o levaria quatro anos depois, já com 16 anos, ingressar na Ordem dos Capuchinhos, no Convento de Vila Basílica. E ao receber o hábito escolheu o nome de Damião.
            Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, aos 19 anos foi convocado para servir o Exercito italiano, tendo que abandonar os estudos religiosos. Atual como soldado pro mais de três anos, ficando acampado em Zarra, zona disputada pela antiga Iugoslávia.  
            Ordenou-se sacerdote em 5 de agosto de 1923, aos 25 anos. Fez o curso de teologia no colégio Internacional na capital italiana, sua formação completou-se na Universidade Gregoriana, onde fez doutoramento em Teologia Dogmática, Filosofia e Direito Canônico.
            Em 1931, com 33 anos, Frei Damião deixou a Itália, designado para o estado de Pernambuco, mais precisamente para o Convento da Penha.
            Falando um italiano misturado com o português, Frei Damião conseguiu ser entendido mais por gestos e pela a fé. Percorreu o Nordeste durante 6 décadas, pregando o Evangelho e confortando os fiéis.
            Por onde passava Frei Damião arrastava multidões precisando da palavra de DEUS.
            Começou a suas missões em Gravatá-PE, sempre atendo as fiéis. Passava horas e horas nas confissões ate o ultimo fiel se conversar.
            Sua ultima missão foi aqui em CAPOEIRAS-PE em fevereiro de 1997. Saiu da nossa cidade para o hospital de onde não lutou, mas Deus o criaria ao seu lado.
           
            Tem muitas historias a se dizer sobre Frei Damião, para saber mais recomendo o Livro – Frei Damião, o santo das missões de Gildson Oliveira; também aconselho ir à festa nesse próximo sábado dia 11, onde Monsenhor Geraldo que era seu amigo sabe muito bem a sua trajetória de missões aqui no Nordeste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário