terça-feira, 14 de junho de 2011

TOADA UMA CANÇÃO DE LAMENTO.


Toada é um tipo de canção predominante no nordeste, cantada como uma fala rítmica, rimando as falas, usando a língua em uma forma não formal. Porem é nas palavras erradas que facilita a compreensão do povo nordestino, principalmente os mais idosos, pois estes não tiveram a oportunidade de estudar como o povo de hoje em dia. Conhecida também como uma música de improviso, feita na hora e sem perder a rima e falando sobre a realidade.

Por ser uma música que canta a realidade do nordeste, falando principalmente da seca por falta de água que passamos. Mostrando os lamentos e sofrimentos, mostra também os amores não conquistados e as homenagens aos velhos e bons vaqueiros que vivos e mortos, levando a fé em Jesus Cristo e Nossa Senhora como o sustendo para todos os sofrimentos.



“Richa o cavalo e jumento

Sem achar o que comer

O gado morrer de fome

Sem ter água pra beber

Só Deus o pai criador

Olhar pra o pecador

E tem dor do seu sofre.” (autor desconhecido)



Vemos nesse trecho de uma toada que fala da seca no nordeste, observamos a perda do gado, que é o maior meio de renda deste povo e levando em consideração que só Deus pode ajudar eles desta situação.

Em varias situações o povo passa por muitos sofrimentos, essas canções vêm mostrando a realidade de uma forma que engloba o geral.



“A globalização musical é vivida e narrada igualmente em termos positivos e críticos porque todo mundo pode ouvir os sinais igualmente onipresentes da diversidade musical sendo aumentada e diminuída. As tensões em torno dos significados da heterogeneidade e da homogeneidade sonora são exatamente paralelas a outras tensões que caracterizam os processos globais de separação e mistura, com ênfase na generalização, hibridação e revitalização estilística.” (FELD, 2000, p. 146)



A globalização da música e vivida por muitos, as toadas cantadas pelos os vaqueiros sofredores do nordeste, vem mostra isso.

Mostrando os temas mais valiosos e sofrimentos, vem mostrar que a música é uma forma cultural de se expressar e de manter uma relação com o cantor e a pessoa que esta escudando.

A toada mostra também a relação e ensinamento para as futuras gerações como nessa toada. “Planto o bem, colher o bem, planta o mal, colher também, eu sei que quem vai não vem, isso é que a verdade”(autor desconhecido). Elava a questão de fazer sempre o bem para em um futuro ser agraciado com a paz, por isso que termos de fazer o bem, pois após a morte não temos outra oportunidade para fazer sermos bons com os outros. Toada é um grade fonte de historia, pois mostra a vida de varias épocas.

A toada é uma boa música para escutar, que ensina muitas lições de vida mostra e já mostrou a realidade de onde vivemos. Mas infelizmente as novas gerações não tão valor a o que é nosso, procuram a cultura de outros estados, mal sabem eles que a toada é o “pai” de outros tipos de músicas, como o rap.

Não querendo descriminar outras formas de músicas, mas o que é nosso é para dar valor, pois a toada é uma forma de cantar a realidade do nordeste, receber ensinamentos que levaremos para uma vida inteira.

Veja este vídeo em Homenagem a minha expiração para esse trabalho AVÔ SUPERPINO

4 comentários:

  1. lindoo Pierry vc está de parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. O início do texto foi ilustrativo, apesar de muito resumido, mas as conclusões são meio inconsistentes... dizer que "as novas gerações não sabem que a toada é pai do rap" é viagem... o rap tem origem nos estados unidos e não há qualquer ligação com a toada... mas entendi o que vc quis dizer. entendi o que vc quis dizer no último parágrafo... trocando em miúdos "a galinha do vizinho sempre é mais gostosa"... mas vc não estava comparando a toada com outros ritmos, ficou meio estranha essa conclusão.
    Pierry, acho que vc poderia falar da toada na amazônia, pois aqui ela é muito popular e tem sido regionalizada à cultura nortista... recomendo que assistam os festivais de Parintins e de Tabatinga... além da música há também a dança que é sensacional!

    ResponderExcluir
  3. Achei o texto bastante interessante e bem resumido e eu encontrei algo diferente e criativo, a pessoa que crio está de parabéns!!!
    👍👍👍👏👏👏

    ResponderExcluir