domingo, 24 de julho de 2011

Mitologia Grega: Parte 2 - ZEUS


O nome Zeus é um dos poucos que tem significado claro; Zeus/Dios significa o mesmo que deus do céu límpido; a raiz – di também surge na palavra grega para o tempo bom, eudia, e em latim para dia, dies. Como deus do céu e do clima.

Zeus envia o vento, a tempestade e os raios. Mas ele é ativo também como deus do destino e dos oráculos. Com o auxilio de uma balança ele pode avaliar o destino da pessoa.

Ele aparece como o deus dos juramentos, com protetor da casa, da famílias e da hospitalidade, como benfeitor dos que buscam proteção. Além disso ele vigia o estado, a cidade e a constituição. Sobre o Olimpo, o poderoso senhor cuida, como um rei micênico, da paz e da ordem. Também é conhecido por seus acessos de fúria e sede de vingança.

No casamento Zeus não foi nem um pouco fiel, pois gosta de se aproximar de suas inúmeras amadas em notáveis transformações. Desse modo, nas figuras de: touro, cisne, pingos de chuva de ouro, cavalo com aparência de homem. Ele se aproximava e teve vários filhos “fora do casamento”.

Zeus é representado principalmente em postura majestosa, ocupando um trono, com uma longa barba. As festas e cultos de Zeus são menos numerosas, apesar de ser dedicada ao podereso senhor do mundo uma veneração maior.

7 comentários:

  1. ZEUS ME AJUDE POR FAVOR ODACI MIRANDA PESSOA O EGUNITÁ NITÁ DE VILA KENNEDY RIO DE JANEIRO BRAZIL

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. onde acho fotos de prometeu acorrentado

    ResponderExcluir
  4. ZEUS É UM DISFARCE DE SATANÁS ELE SE POE COMO SE FOSSE DUES E ENGANA AS PESSOAS FRACAS CUJA FÉ ESTÁ SUSTENTADA EM MISTERIOS E MILAGRES ELE É ENGANADOR E LADRAÃO ROUBA A CONFIANÇA DAS PESSOAS E LEVA-AS CATIVAS EM SEUS ENGANOS MAS DEUS TRIUNFARÁ E TRANSFORMARÁ TODA OSTES MALIGNAS EM CINZAS E O POVO QUE GUARDA OS MANDAMENTOS DE DEUS E A FÉ EM JESUS SERÁ SALVO E VIVERÁ PARA SEMPRE AO LADO DE JESUS AMÉM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já está pecando só de estar criticando, Jesus disse pra não jugar. e você pensa que o seu Deus está feliz de você está falando essa coisas da mitologia que é um ótimo meio de educação isso que você não teve.

      Excluir
  5. Eita fanatismo, isso é apenas lenda estorias, não mistura as coisas cara vish.

    ResponderExcluir