segunda-feira, 29 de agosto de 2011

25 de Dezembro?


Guando assistia um episodio de Supernatural (Sobrenatural), ou melhor, o 8º Episodio da 3º temporada, é colocado que o aniversario de Jesus é em meados de outono.

Comecei a pesquisar é achei o achei o seguinte:

“Quando Ele nasceu "... havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho." (Lucas 2:8). Isto jamais pôde acontecer na Judéia durante o mês de dezembro: os pastores tiravam seus rebanhos dos campos em meados de outubro e [ainda mais à noite] os abrigavam para protegê-los do inverno que se aproximava, tempo frio e de muitas chuvas (Adam Clark Commentary, vol. 5, página 370). A Bíblia mesmo prova, em Cant 2:1 e Esd 10:9,13, que o inverno era época de chuvas, o que tornava impossível a permanência dos pastores com seus rebanhos durante as frígidas noite, no campo”

Outro pensamento é que Lucas sita somente os acontecimentos e pelos os acontecimentos, se pode questionar o dia 25 de Dezembro como sendo o dia do nascimento de Jesus.

Mas se não foi no dia 25 de Dezembro, então porque a festa do nascimento nesta data?

Para essa pergunta vamos nós basear na História:

Todas as religiões que cultuavam outros Deuses eram consideradas pagã, mas os cristãos eram perseguidos e mortos por os pagã.

“...mundo romano havia sido pagão. Antes do século 4o os cristãos eram poucos, embora estivessem aumentando em número, e eram perseguidos pelo governo e pelos pagãos. Porém, com a vinda do imperador Constantino (no século 4o) que se declarou cristão, elevando o cristianismo a um nível de igualdade com o paganismo, o mundo romano começou a aceitar este cristianismo popularizado e os novos adeptos somaram a centenas de milhares. “

Para não bater de frente com os novos cristãos do império romano, o imperador Constantino adotou a festa dedicada ao Deus Sol (em 25 de Dezembro) como sendo o dia que Jesus Cristo havia nascido. Pois essa festa de adoração ao Deus Sol era a uma das mais importantes para os pagãos.

Agora caro leitor cabe a você em acreditar ou não, e que fique bem claro que eu questiono a data e não o nascimento, pois acredito que realmente Jesus veio a terra.



Referencias Bibliográficas

http://novosolhares.spaceblog.com.br/98507/NATAL-NASCIMENTO-DO-FILHO-DE-DEUS-OU-DO-DEUS-SOL/

http://solascriptura-tt.org/SeparacaoEclesiastFundament/NatalFestaPaga-Ferraz.htm

http://solascriptura-tt.org/Diversos/NatalVeioDoPaganismo-Helio.htm



Um comentário:

  1. E pensar que a orientação que o senhor Jesus nos deixou como memorial foi de sua morte em lucas 22.19

    ResponderExcluir