segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mitologia Grega: Parte 3 - HERA - Rainha do Olimpo


Hera – Rainha do Olimpo.

Como irmã e esposa de Zeus, Hera e a mulher mais poderosa do Olimpo. Seu nome significa o mesmo que “senhora”.

Ainda na era micênica* a deusa desempenhava um papel destacado como senhora do gado e dos navegantes. Muitos santuários significativos de Hera se encontram por esse motivo em margens de rios. O animal sagrado de oferendas a Hera é a vaca.

Como esposa de Zeus, Hera é venerada também como deusa da Lua, da Terra e do Ar. Ela é acima de tudo protetora do matrimonio, da casa e da família. O que compete em relação aos outros lhe falta em seu próprio casamento. Seu esposo a trai constantemente com outras mulheres, o que provoca nela crises de ciúmes.

De modo geral a mãe de Ares, Hefestos, Hebe e Llítia aparece como uma amistosa rainha dos Deuses. Mas ela também é conhecida por seus selvagens ataques de raiva – principalmente contra o marido, O ódio e a impiedade também fazem parte dos traços de seu caráter.

Em geral Hera é representada como grande, imponente e inteiramente vestida. Entre sues atributos mais importantes se encontram a diadema, o cetro, o ramo e o pavão.



*Civilização micênica

Os minoicos viriam a influenciar a história da Grécia através dos micênicos, que adoptam aspectos da cultura minóica. O nome "micénico" foi criado por Heinrich Schliemann com base nos estudos que fez no sítio de Micenas, no nordeste do Peloponeso, onde outrora se erguia um grande palácio e uma das principais cidades além de Tirinto, Tebas e Esparta. Julga-se que os micênicos se chamariam a si próprios aqueus. A sua civilização floresceu entre 1600 e 1200 a.C.

Os micênicos já falavam grego. Não tinham uma unidade política, existindo vários reinos micénicos. À semelhança dos minoicos, o centro político encontrava-se no palácio, cujas paredes também estavam decoradas com afrescos

Para além de praticarem o comércio, os micênicos eram amantes da guerra e da caça. Por volta de 1400 a.C. os micênicos teriam ocupado Cnossos, centro da cultura minóica.

Por volta de 1250 a.C. o mundo micénico entra em declínio, o que estaria relacionado com a decadência do reino hitita no Oriente Próximoque teria provocado a queda das rotas comerciais. Sua decadência envolveu também guerras internasÉ provável que a destruição da cidade de Tróia, facto que se teria verificado entre 1230 a.C. e 1180 a.C., possa estar relacionado com o relato literário de Homero na Ilíada, escrita séculos depois




Nenhum comentário:

Postar um comentário