quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Zumbi é Herói?


          “Zumbi, o maior herói negro do Brasil, o homem em cuja data de sua morte se comemora em muitas cidades do país o Dia da Consciência Negra, mandava capturar escravos de fazendas vizinhas para que eles trabalhassem forçados no Quilombo dos Palmares. (...) e executava aqueles que quisessem fugir do quilombo.”*
            Começo minhas palavras pedindo desculpas a todos que comemoram ou ainda estão comemorando o Dia da Consciência Negra, visto que que em muitos lugares essa semana vai ser de comemoração pela a data. Porém não poderia deixar de expor meu conhecimento sobre Zumbi.
            Zumbi viveu no século XVII, e as primeiras ideias abolicionistas somente surgiram um século depois. Fica difícil imaginar ou acreditar que em pleno século XVII, onde ter escravos não era uma forma de preconceito e sim um costume ou melhor dizendo, já fazia parte da cultura brasileira e principalmente africana, então fica difícil de pensar que Zumbi não tivesse escravos.
            Zumbi “provavelmente descendia dos Imbangalas, os senhores da guerra”*, uma tribo guerreira que vivia de saques e de sequestros as tribos vizinhas. A organização do Quilombo era muito parecido com a tribo da África, seus guerreiros faziam saques as fazendas e cidades vizinhas e capturava escravos, esses escravos não ganharam a liberdade continuariam escravos do mesmo jeito. Porém “Os escravos que, por sua própria indústria e valor, conseguiam chegar aos Palmares, eram considerados” Afirma Edison Carneiro no livro O Quilombo dos Palmares, de 1947. Mas os livres que viviam em Palmares não poderiam sair de lá, os que dentaram fugir, muitos eram capturados e executados a mando de Zumbi.

            Não sou contra o Dia da Consciência Negra, na minha opinião é um dia importante para o Brasil, esse dia é para todos nós brasileiros reconhecer historicamente a contribuição dos negro para a nossa nação, e principalmente para combater o preconceito que infelizmente ainda  existe sobre os  negros.

                        Referencia Bibliográfica
* NARLOCH, Leandro. Guia politicamente incorreto da história do Brasil. paginas 83, 84, 85 e 86

2 comentários:

  1. Zumbi foi um herói para todos nós , sei que tem gente com preconseitos porque ele era negro ,mas mesmo assim não desista de lutar pelo que você quer ,é só seguir em frente e enfrentar os caminhos que a vida nos dá , ou seja seguir em frente aja o que ouver [...] Valeu ZUMBI!!!

    Se você quer algum fã já esta
    garantido porque eu
    sou uma !!!

    ResponderExcluir
  2. Podes até não concordar com o que dizem, mas é importante que saiba que existem críticas com bastante embasamento teórico a respeito do que escreve esse autor. Eis uma ótima: http://marciocoutohenrique.blogspot.com.br/2011/09/leandro-narloch-diante-de-um.html?showComment=1367880823258#c5365837698428939708

    ResponderExcluir