quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Maquiavel na Politica de Capoeiras

O dinheiro pode trazer muitas coisas, porém amizade verdadeira ele não traz Maquiavel já escreveu isso em 1513. “... a amizade conquistada pelo o dinheiro, e não pela grandeza de nobreza de espírito, não é segura.” (Maquiavel: O príncipe, comentado por Napoleão Bonaparte. p. 104).

Porém Maquiavel também escreveu em seus conselhos para, fazer o bem aos poucos e o mal de uma vez só (Maquiavel, 1513), pois bem essa parte é a que os nossos governantes sempre faz questão de seguir ao “pé da letra”.

Mas vejam o contraste entre as duas citações de Maquiavel para a politica atual de Capoeiras: Na época de eleição o candidato que conseguir mais amizade ou melhor, o que comprar mais amigos com milheiro de tijolos, sacos de cimentos, ternos de times de futebol, entregas de mercadorias, exames, principalmente emprego e etc. Depois dessas amizades o individuo se elege para representar o povo ou governar a cidade. Ai guando estão no poder ficam fazendo anúncios de obras publicas que não sai do papel, isso para o povo ficar sempre lembrando, já as coisas que acabaram, eles não tocam mais no assunto.

Desconheço (por não saber mesmo quem é) a pessoa que faz as propagandas do governo de Capoeiras. Porém parabenizo-lhe e sei que ele é um leitor de Maquiavel, e saber modificar as partes para nossa realidade.


2 comentários:

  1. O pior nessa história toda são as pessoas que vendem sua maior arma, que é o poder de escolher quem quer para ser seu governante, e depois essa pessoa "comprada" não tem como exigir nada para si ou para a comunidade já que seu preço foi avaliado e "batido o martelo".

    ResponderExcluir
  2. O melhor disso tudo nessa história é a arma de troca, esses eleitores vendem apenas o seu voto, sem nenhuma garantia para o político corrupto, é claro. O pior mesmo são aqueles que vendem sua alma, demostra uma paixão cega pelo corrupto político e estes fazem parte diretamente dos bens públicos, são os chamados capachos. Quem baba é porque está comendo, se não, que outro motivo teria para salivar. E pensar que esses políticos analfabetos de Capoeiras nem sabem quem é Maquiavel. Mas mesmo assim são maquiavélicos.

    ResponderExcluir